• #
  • Imagem de cabeçalho do site da PROGEL

Infraestrutura

O programa, a partir de 2008, passou a ocupar prédio construído exclusivamente para abrigar os programas de pós-graduação do Departamento de Letras, ocupando espaço físico que compreende uma sala ampla de administração subdividida em gabinete de coordenação, sala de recepção e secretaria, sala arquivo e sala de reuniões; mais uma sala de aulas equipadas com audiovisual; mais um auditório para eventos e defesas; um salão de aproximadamente 80 metros quadrados subdivididos em 12 gabinetes informatizados e mobiliados para dois professores, e ainda uma sala do Centro de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural, montando com projeto aprovado em Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, subdividida em sala mobiliada para arquivos, biblioteca setorial e ambiente para leitura conjugado ao laboratório de informática, onde se disponibilizam para docentes e alunos um acervo bibliográfico e o acesso à internet, com cinco computadores, além ter uma sala para reuniões e encontro dos grupos de pesquisa.
O Programa foi contemplado em 2011 com recursos do Edital de Infraestrutura da Capes, sendo aplicado a partir de 2013 na aquisição de equipamentos eletrônicos atualizados, como recursos de Datashow, telas de projeção, máquinas fotográficas digitais e câmeras de vídeo semiprofissionais, televisores e sistema de som e DVDs.
O programa é atendido pelo acervo da Biblioteca Central Julieta Carteado, que dispõe de um espaço físico de 3.220 m2, com acomodação de 538 pessoas sentadas. Preenche todos os requisitos de uma biblioteca universitária, com serviços totalmente informatizados, funcionando como centro gerenciador da informação, estabelecendo política de aquisição, processamento técnico dos acervos, gerenciamento de pessoal, distribuição de materiais, além de estar interligada à Internet e a várias outras redes de comunicação de base local, nacional e internacional. A Biblioteca Central participa do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS, incluindo oito Bibliotecas Setoriais. A Biblioteca possui uma base com todo seu acervo disponível na WEB e opera automaticamente todas as funções inerentes aos serviços de um centro de informação. Atualmente, o acervo circulante consta de 277.329 exemplares de livros, sendo 114.324 títulos; o número de títulos de periódicos soma 3.201, com 90.277 fascículos; e os títulos de multimeios somam 3.840. A biblioteca disponibiliza 47 bases de dados. A Biblioteca conta também com o sistema COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica que dá acesso imediato a documentos técnico/científicos (IBICT/FINEP/CAPES). Entre os serviços oferecidos destacam-se: acesso à base de dados em CD-ROM e online; consulta e empréstimo automatizados; renovação e reserva online; comutação bibliográfica; empréstimo restrito (de obras de consulta local, nos finais de semana); duas (2) impressoras. O Sistema de Bibliotecas da UEFS participa das seguintes redes: INTERNET; BIBLIODATA CALCO (Catalogação Cooperativa), Rede CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) Rede Baiana de Pesquisa, Bibliodata Rede Antares (Posto de Serviço), Leis do CEPEDISA/USP; Rede PERGAMUM; e Portal de Periódicos da Capes.
Além do acervo corrente da Biblioteca Central Julieta Carteado, com milhares de títulos na área de Letras, o PROGEL conta com um acervo próprio, adquirido através de recurso do Edital FAPESB de infraestrutura, em constante ampliação com a aquisição de novos títulos.
A Biblioteca Setorial PROGEL faz parte do conjunto de bibliotecas setoriais da Biblioteca Central Julieta Carteado, disponibilizando o seu acervo de forma online. Trata-se de acervo bibliográfico de cerca de 300 exemplares de livros teóricos e críticos, publicados entre 2005 e 2009, sobre os principais temas investigados nos projetos de pesquisa do Programa. Eles tratam desde cultura, políticas, literatura, filosofia, sociologia, história, geografia etc. Temos a expectativa de que tal referencial teórico seja capaz de modificar e aprimorar o comportamento teórico e crítico tanto das pesquisas dos mestrandos e pesquisadores de Iniciação Científica do Programa, quanto tornar atuais os debates produzidos pelas dissertações e produtos publicados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.
Além disso, há um acervo corrente indicado e cedido pelos professores, que compreende livros e dissertações, regularmente consultadas em regime de empréstimo pelos alunos.
Recomendar esta página via e-mail: