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Projetos de Pesquisa

Escritas Contemporâneas: Desafios teórico-críticos - CAPES - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica- PROCAD Edital N. 071/2013, Proposta N. 156888

O projeto tem como estratégia primordial a constituição de uma rede de interação científico-acadêmica, reunindo o Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IES proponente), o Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (IES Associada I), o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade do Estado da Bahia (IES Associada II), e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Associada III), tendo como alvo final a produção de conhecimento que possa instrumentar pesquisas, práticas críticas e a própria docência no seu confronto com a contemporaneidade, seja no âmbito dos objetos de investigação e ensino seja no âmbito do aparato teórico crítico que sustenta tais investigações e a docência. Ao favorecer estratégias de produção dialogada e solidária de conhecimento inovador, compatível com as demandas da atualidade dos campos literário e cultural, o projeto estará simultaneamente contribuindo para a consolidação de programas de pós-graduação e para a formação de pesquisadores, com ênfase no aperfeiçoamento e na fixação de doutores em instituições das regiões Centro-Oeste e Nordeste, de modo a reduzir distâncias e assimetrias regionais. Na condição de participante do projeto, a minha atividade é um Estágio de Pós-Doutorado na PUCRIO durante os semestres de 2014.2 e 2015.1. Nesta atividade, realizarei pesquisa sobre as teorias contemporâneas da História da Literatura aplicadas à produção contemporânea da literatura em ambiente periódico, ou aquilo a que denominei de Literatura de Jornal.

Coordenador: Adeitalo Manoel Pinho

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Não é mera coincidência: A influência da literatura do Século XIX nas novelas de Gilberto Braga

Descrição: Pesquisa de Pós-Doutorado desenvolvida na Universidade Federal da Bahia sob a orientação da Prof.ª Dra. Mirella Márcia Lngo Vieira Lima sobre a presença do romance do século XIX sobre as novelas de Gilberto Braga.

Coordenadora: Alana de Oliveira Freitas El Fahl

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Janela de Tomar: matrizes culturais na literatura brasileira e portuguesa

Descrição: O presente projeto de pesquisa busca estabelecer um estudo analítico da presença de matrizes culturais do ocidente em narrativas portuguesas e brasileiras produzidas entre o século XIX e a contemporaneidade. É fato que boa parte das produções científicas e artísticas são construídas a partir da re-elaboração de uma herança cultural que as antecede. Com a literatura, esse procedimento potencializa-se e a presença das matrizes culturais que alimentam a história da humanidade está sempre se corporificando nos textos. A Mitologia greco-romana, a Bíblia Sagrada e, sobretudo, a própria literatura, estão sempre presente nas obras, ora mais explícitas, ora mais implícitas. É, pois, em busca de identificar e realizar uma leitura de tais referências, citações, relações e adaptações dessas matrizes que realizaremos nossa pesquisa.

Coordenadora: Alana de Oliveira Freitas El Fahl e Flavia Aninger de Barros Rocha

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Acervos textuais de Canudos: memória, narrativa, poesia, cordel e afins

Descrição: Estudo de acervos textuais de Canudos, em torno da guerra (1897), focalizando memória, narrativas, poesia, cordel e afins, de modo a ampliar o conhecimento das versões e as revisões, a partir de documentos produzidos ao longo de 120 anos, desde as origens até a contemporaneidade.

Coordenador: Aleilton Santana da Fonseca

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SUBJETIVIDADES EM TRÂNSITO: NOTAS SOBRE A DIMENSÃO AUTOBIOGRÁFICA NA POESIA DE AL BERTO E MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA

Descrição: A união de elementos íntimos e confessionais com fatos históricos, valores políticos e experiências geracionais resulta num jogo entre interior e exterior, em que, muitas vezes, os poetas, escritores e artistas não apenas se metamorfoseiam em personagens, criando sujeitos analíticos, capazes de se distanciarem do autor para melhor observá-lo, mas, sobretudo, deslizam para um lugar de estranhamento ou espanto com a matéria vivida, permitindo que dela nasçam outras vozes e outros olhares. Este projeto busca sistematizar os recursos e estratégias utilizadas pela escrita criativa, que coloca em pauta o intercruzamento de elementos autobiográficos e confessionais com aportes históricos e culturais. Além de pretender uma exposição prática desses recursos e estratégias criativas - através de levantamento, comparação e análise dos textos escolhidos -, este projeto prevê, ao final, um minicurso em formato de oficina criativa

Coordenadora: Alessandra Leila Borges Gomes

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Pretérito Imperfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade

Descrição: O Projeto de pesquisa Pretérito Imperfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade integra-se ao Núcleo de Estudos Portugueses ? NEP ?, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e configura uma proposta de leitura das formas e mecanismos de retomada, negação, diluição e/ou atualização do mito do amor romântico na contemporaneidade, a partir de um recorte dos elementos poéticos e dramáticos presentes em textos literários e filmes que explicitam novas possibilidades de investimentos nos vínculos afetivos. Parte-se do princípio de que as encenações dos vínculos afetivos na cena cultural contemporânea, propostos pelas artes, e em especial pela literatura e cinema, não apenas constituem experiências compartilhadas pela mediação de um produto artístico, mas, sobretudo, servem a problematizações de valores, símbolos, posicionamentos e reflexões socioculturais. Compreendendo que na arte, o amor, não raras vezes, pode ser lido como uma metáfora-guia capaz de potencializar o investimento estético e pessoal dos sujeitos na cultura, o projeto pretende: mapear as imagens de amor presentes em textos literários e filmes contemporâneos, analisando suas implicações simbólicas, poéticas, políticas, sexuais e culturais; estimular e participar de reflexões, debates, encontros, mesas-redondas, minicursos e oficinas que trabalhem com as reivenções do mito do amor na contemporaneidade; orientar trabalhos de pesquisa, quer na graduação, quer na pós-graduação, sobre textos literários e narrativas cinematográficas que problematizam o mito do amor; criar possibilidades de intercâmbios, interdisciplinar e entre instituições, acerca do tema. - 1ª Fase: levantamento de corpus; resenha de textos teóricos; atualização de bibliografia; elaboração de artigos. Autores estudados: Lygia Fagundes Telles; Caio Fernando Abreu; Cazuza; David Mourão; Camões.

Coordenadora: Alessandra Leila Borges Gomes

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Gracialiano Ramos: da literatura ao cinema

Descrição: O projeto procura identificar e problematizar a diversas possibilidades de diálogos entre literatura e cinema, a partir da obra do escritor Graciliano Ramos, partindo das noções contemporâneas de adaptação, transcriação, transposição e outras questões do campo comparatista, da intersemiótica e das teorias e críticas literárias e cinematográficas focadas na linguagem e nas dimensões culturais das narrativas.

Coordenador: Claudio Cledson Novaes

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A Cor da Memória: Literatura e Politica

Descrição: O projeto discute como se instala uma genealogia étnico/racial na literatura produzida no Brasil, considerando a especificidade e o caráter imanente da politização da memória. Assim, é fundamental investigar como os acontecimentos da contemporaneidade, sobretudo nos prismas socioculturais devotam um alto tributo aos antecedentes que o originaram, resultando daí um conjunto de causas que oferecem variados significantes. Deste modo, memória, identidade e política do cotidiano são temas subliminares a esta pesquisa.

Coordenador: Cláudio do Carmo Gonçalves

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A LEITURA LITERÁRIA NA AMÉRICA LATINA

Descrição: Esse projeto visa ao estudo do letramento literário a partir de livros e experiências em sala de aula e ambientes não formais na América Latina, a fim de traçar um perfil do que se está lendo e como essas leituras estão chegando ao público leitor.

Coordenador: João Evangelista do Nascimento Neto

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Transculturalidade e trânsitos intersemióticos: adaptações e transcriações cinematográficas em Graciliano Ramos

Descrição: Estudos das adaptações cinematográficas e televisuais da obra de Graciliano Ramos.

Coordenador: Marcos Cesar Botelho de Souza

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Tal formação, tal ensino ? Uma (re)leitura das políticas de sentido do ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula

O projeto de pesquisa intitulado ?Tal formação, tal ensino? Uma (re)leitura das políticas de sentido do ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula tem como propósito analisar a relação entre a formação e ensino na prática dos licenciados, ou seja, investigar como os licenciados em suas práticas docentes em sala de aula qualificam ou não os atos de currículo dos professores-formadores produzidos em seu processo formativo. A investigação é motivada por nossas experiências como docentes nos Cursos de Licenciatura (Pedagogia, Física, Letras, Geografia, Ciências Biológicas, Matemática, entre outros) que nos leva a indagar em que medida o ensino dos formadores influencia a prática docente dos licenciados. Embora os órgãos oficiais tenham a preocupação de nortear as práticas na educação básica a partir da construção de diretrizes pode-se constatar a desarticulação da formação (inicial) de professores ao contexto sociocultural e educativo em que o profissional irá atuar.

Coordenadora: Luciene Souza Santos

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Memórias ficcionais da ditadura civil-militar brasileira em Fazenda Modelo e O irmão alemão, de Chico Buarque

Descrição: O projeto de pesquisa ?Memórias ficcionais da ditadura civil-militar brasileira em Fazenda Modelo e O irmão alemão, de Chico Buarque?, pretende realizar leituras críticas dos romances objetos de pesquisa a partir da presença do período histórico de ditadura civil-militar brasileira como personagem dos enredos, e não apenas como demarcador da temporalidade da narrativa. Deste modo, pretende-se analisar, a partir de leitura de textos teóricos e críticos, as estratégias discursivas que entrelaçam memórias, história e literatura na composição dos textos. Dentre outros referenciais teóricos, a pesquisa se debruçará sobre os estudos de LEJEUNE (2008); LIMA (2006); HALBWACHS (2006); LE GOFF (1996); BAKTHIN (2003); DERRIDA (2011); REIS (2014); GASPARI (2002a, 2002b, 2003).

Coordenadora: Mírian Sumica Carneiro Reis

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Formação de leitores e bibliotecas

Descrição: A proposta de pesquisa científica é motivada pelo desejo de pensar novas práticas pedagógicas de formação de leitores no espaço das bibliotecas, a partir do trabalho experimental de formação desenvolvido na Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, mais conhecida como Biblioteca do Paiaiá, fundada em 2004 no povoado de São José do Paiaiá, município de Nova Soure-BA. A pesquisa se desenvolve a partir de estudo teórico a respeito do papel de centros formais e informais de capacitação de leitores e seu papel na (re)construção de emblemas identitários; da realização de círculos de leitura literária e audiovisual e da discussão de temáticas relacionadas com a comunidade; do levantamento de perfil dos leitores usuários da Biblioteca Maria das Neves Prado, e de outras instituições semelhantes, com o intuito de produzir material pedagógico que aponte para a importância das bibliotecas comunitárias no fortalecimento de ações educacionais e de cidadania, na medida em que se constituem como espaços de discussão e construção de saberes e arquivos de memórias.

Coordenadora: Mírian Sumica Carneiro Reis

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 Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade

Descrição: O principal problema a ser tratado nesta proposta é a violência e o impedimento de viver uma vida segura e digna para o exercício da cidadania com o consequente aprimoramento da democracia. Esse problema a ser estudado em escola, refere-se à relação entre a violência, sob a forma de diversos atos de agressão entre alunos, sob a forma de bullying e sob a forma de preconceito.

Coordenadora: Maria Helena da Rocha Besnosik

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Estudo de Marcadores Culturais em obras literárias brasileiras traduzidas para a Língua Espanhola: banco de dados e construção de um dicionário online bilíngue

Descrição: O projeto visa o estudo dos Marcadores Culturais em obras literárias brasileiras traduzidas para a Língua Espanhola. O corpus inicial da pesquisa constitui-se das seguintes obras: Os Sertões, de Euclides da Cunha; Vidas Secas, São Bernardo e Angústia, de Graciliano Ramos; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Gabriela Cravo e Canela, Dona Flore e seus dois maridos, Capitães da areia, Cacau e Suor, de Jorge Amado; Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa; Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca e Macunaíma, de Mário de Andrade. A pesquisa tem os seguintes objetivos: a) mapear a tradução das obras que compõem o corpus da pesquisa; b) preparar o corpus para tratamento computacional e estudo linguístico; c) elaboração de um corpus paralelo, a partir das obras estudadas; d) observar como a cultura brasileira foi traduzida para a língua espanhola, no âmbito dos Marcadores Culturais; e) analisar o tratamento dado aos Marcadores Culturais em diferentes obras; f) inventariar os Marcadores Culturais presentes nas obras literárias que compõem o corpus, organizando glossários; g) criar um sistema eletrônico de banco de dados de consulta ao vocabulário inventariado com diversos mecanismos de buscas e apresentações dos resultados; h) elaborar um dicionário eletrônico bilíngue. O projeto tem um caráter interdisciplinar envolvendo os estudos da tradução, da linguística de corpus, dos estudos do léxico e da literatura. Parte-se do estudo lexicológico das obras, identificando o vocabulário culturalmente marcado e o tratamento dado a essas lexias pelos tradutores, para em seguida alimentar um banco de dados que tem a finalidade de gerar um dicionário online bilíngue, contribuindo para os estudos lexicográficos e tradutológicos.

Coordenador: Patrício Nunes Barreiros 

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Edição das obras inéditas de Eulálio de Miranda Motta - Etapa IV (CONSEPE 070/2016)

Descrição: O escritor baiano Eulálio de Miranda Motta (1907-1988) organizou diversas obras de sua autoria que ainda se encontram inéditas e preservadas em seu acervo pessoal. Após estudo sistemático dos documentos, foram identificados nove esboços de livros inéditos preservados nos cadernos, cadernetas, folhas avulsas, datiloscritos e outros documentos do acervo do escritor (BARREIROS, 2012; 2013). A edição dos textos será subsidiada pelo método da Crítica Textual e seus desdobramentos contemporâneos (BARREIROS, P., 2013, SANTOS et al., 2012; LUCÍA MEGÍAS, 2012; LOSE, 2010; TELLES, 2006; CAMBRAIA, 2005; MCKENZIE, 2005; BLECUA, et al, 1999, MCGANN, 1998; FINNERAN, 1996). O presente projeto de pesquisa visa editar e publicar nove obras inéditas do escritor, a partir das fontes preservadas em seu acervo. Pretende-se elaborar duas edições das obras: uma impressa e uma digital a ser publicada na Web (hiperedição), a partir do modelo adotado por Barreiros P. (2013). O projeto Edição das obras inéditas de Eulálio Motta foi criado em 2008 (Resolução CONSEPE 128/2008) e se estrutura em quatro etapas. Para a 4ª etapa (09/2015-08/2017) está previsto a continuidade das edições dos documentos do acervo, a edição crítica dos livros inéditos Luzes do crepúsculo, 3º edição de Canções do meu caminho, Flores e espinhos, Lágrimas, Meu caderno de trovas e uma Coletânea dos textos publicados em jornais, a construção do Portal Web para publicar as edições digitais e a estruturação do sistema de banco de dados dos documentos digitalizados. As edições serão acompanhadas de estudos acerca dos códigos linguísticos, bibliográficos e contextuais e de estudos lexicais. O projeto propõe também uma reflexão acerca da inserção da literatura não canônica na educação básica. O projeto é financiado pelo CNPq (Edital Universal 01/2016 - PROCESSO: 422310/2016-6) e pela Fapesb (Edital 08/2015 Jovem Cientista Baiano)

Coordenador: Patrício Nunes Barreiros 

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A Ironia e o Grotesco na obra antuniana, como ferramentas de descosntrução social

Descrição: O presente projeto visa analisar a Ironia e o Grotesco, presentes na obra do escritor português António Lobo Antunes, como ferramentas de desconstrução do sujeito pós-moderno. Partindo dos estudos literários, a pesquisa do referido tema abrangerá o processo humano de auto-percepção enquanto animal cultural. Nesse cenário, a história e as ações humanas são revistas sob uma ótica nada inocente. Tomaremos como suporte as ideias de Bakhtin, Bergson, Linda Hutcheon, Kayser, entre outros teóricos do riso, da ironia e do grotesco, visando o entendimento desses operadores modernos e pós-modernos de crítica social, no discurso literário contemporâneo. Contextualizaremos o presente estudo ao pós-modernismo através, por exemplo, dos escritores Jameson e Sarlo, entre outros, para nos aproximarmos desse ambiente sócio-cultural da atualidade. Diante das incertezas experimentadas pelo sujeito, no presente, resta-lhe a revisão de seus atos. E, ao praticar a releitura de sua existência, o homem depara-se com a desilusão em torno de si.

Coordenadora: Tércia Costa Valverde

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LITERATURA E CINEMA LINGUAGENS EM DIÁLOGO E FORMAÇÃO DO LEITOR CINEMATOGRÁFICO

Este Projeto de Pesquisa compreende estudos que problematizam as relações entre literatura e cinema, tomando como corpus principal o cinema brasileiro e recortes sobre a história da cultura cinematográfica na Bahia. São desenvolvidos estudos sobre os elementos estéticos do diálogo entre literatura e cinema e representações éticas do discurso nacional-popular, a partir do diálogo do modernismo literário com o cinema moderno, a partir dos anos 1950-60. Concentramos as investigações nos territórios geográficos e imaginários que compreendem os seguintes temas: literatura modernista e cinema moderno, cinema novo nacional, cinema baiano e sertão cinematográfico. A investigação compreender alguns autores conhecidos no cenário nacional e internacional, como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, e outros, outros enfoques são sobre obras locais fundadoras da cinematografia moderna brasileira, porém “invisíveis” no cânone da cultura nacional, como os escritores e cineastas Olney São Paulo, Fernando Coni, Agnaldo Siri, Rosemberg Cariry, entre outros. A fase atual do projeto dá continuidade a estas discussões, acolhendo pesquisas que se debrucem sobre o tema da relação literatura e cinema, numa perspectiva de formação do leitor audiovisual que problematize as representações identitárias e culturais apresentadas em obras literárias, fílmicas e outros acervos documentais, evidenciando o diálogo implícito e/ou explícito entre literatura e cinema, principalmente com o foco nos seguintes horizontes temáticos: cinema e literatura nacionais, o cinema baiano, o cinema e a formação de leitores na escola. O projeto também incorpora um campo de pesquisa do qual fazemos parte em rede internacional, com a investigação comparada do processo de modernização da linguagem cinematográfica no cinema nacional brasileiro em contraponto com cinemas nacionais de expressão francófona: França, Quebec e África.

Professor Dr. Claudio Cledson Novaes

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