• #
  • Imagem de cabeçalho do site da PROGEL

Disciplinas Optativas

Estudos Culturais - 60 h - 4 créditos

Ementa:Estudo das teorias contemporâneas da cultura, privilegiando conceitos como multi e pluriculturalismo, hibridismo, formações identitárias, pós-colonialismo e diáspora.


Literatura e Cultura - 60 h - 4 créditos

Ementa:Estuda as produções da literatura, articulando a escritura literária com outras tessituras textuais da cultura, problematizando os discursos e as representações de identidades e alteridades.


Literatura Comparada - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda das tendências da literatura comparada, observando o histórico da disciplina, os contextos culturais e as reformulações contemporâneas.

Literatura e Memória -  60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda as relações entre literatura e memória, privilegiando as abordagens teóricas e críticas, a partir da leitura de temas, obras e autores modernos e contemporâneos.


Literatura e História - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda as narrativas ficcionais em interseções com narrativas históricas, considerando as aproximações e fronteiras dos campos interdisciplinares, promovendo leituras diacrônicas e sincrônicas dos discursos ficcionais e convergências com as vertentes da História Nova.


Literatura, Periódicos e Fontes da Cultura - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda as relações entre literatura, periódicos, fontes primárias e culturais, privilegiando as abordagens teóricas e críticas, a partir da leitura de temas, obras e autores modernos e contemporâneos.


Literatura e Cinema - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda as aproximações literatura e cinema problematizando as atrações entre as linguagens, discutindo gêneros, movimentos e discursos autorais nos diálogos das imagens com os imaginários representados cinematograficamente.


Literatura e Acervos Documentais - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estudo de questões teóricas e metodológicas da pesquisa em acervos documentais, levando em consideração a sua condição de figura epistemológica que permitem estudos críticos de natureza diversa; abordagem dos acervos como fontes primárias.


Literatura e Formação de Leitores - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estuda os métodos de formação do leitor e as práticas de estímulos à leitura literária na escola.


Sertão: Ficção e Cultura - 60 h - 4 créditos

Ementa: Estudar as representações eruditas e populares do sertão e as reconfigurações das memórias locais representadas globalmente em diversos suportes midiáticos e em redes de comunicação e interação contemporâneas.


Tópicos Especiais em Estudos Literários - 30 h - 2 créditos

Ementa: Estudo de aspecto temático ou estético fundamental para as pesquisas sobre matrizes literárias brasileira numa perspectiva teórica, crítica e/ou historiográfica.


Tópicos Especiais em Literatura e Ensino - 30 h - 2 créditos

Ementa: Estudo de questões fundamentais para as pesquisas sobre o ensino de literatura a partir de perspectivas teóricas, críticas e/ou elaboração de materiais para aplicação dos conceitos na prática escolar.


Seminário: Literatura e Diversidade Cultural - 15 h - 1 crédito

Ementa: Módulo interdisciplinar, envolvendo especialistas em literatura e/ou ciências humanas, tendo como eixo o texto literário lido a partir das ciências da cultura.


Seminário: Literatura e Interfaces Midiáticas - 60 h - 4 créditos

Ementa: Módulo interdisciplinar, envolvendo especialistas em literatura e/ou artes, convidados para desenvolver trabalho de curta duração, tendo como eixo os contrapontos intersemióticos e interdiscursivos.


Veja as ementas dessas disciplinas optativas aqui.




Recomendar esta página via e-mail: